quinta-feira, 10 de junho de 2010

Conhecendo a arteterapia

Arteterapia envolve duas palavras que se completam muito bem, Arte e Terapia, a partir destas duas palavras podemos definir arteterapia como sendo o uso da arte a serviço de um processo terapêutico, onde através da expressão verbal e ou não verbal, estaremos trabalhando com diferentes formas de auto conhecimento , e portanto crescimento pessoal.

Uma definição de arteterapia aprovada pela Associação Americana de Arte Terapia, data de 29 de março 2003 e diz que:

"A arteterapia está baseada na crença de que o processo criativo envolvido no fazer arte é curativo aumentando a qualidade de vida. Criar arte e comunicá - la é um processo que quando realizado junto com um arteterapeuta, permite a qualquer pessoa uma ampliação de sua consciência.E, assim ela enfrenta seus sintomas, seu estresse e suas experiências traumáticas com habilidades cognitivas reforçadas, para então, desfrutar os prazeres da vida que se confirma, artisticamente, criativa."( AATA, 2003).

Para realizar um trabalho arterapeutico vamos buscar; nos recursos e nos processos criativos de cada individuo as respostas e soluções criativas para os seus conflitos angustias e incertezas e aflições.

Podemos então definir o processo criativo como sendo qualquer processo de pensamento que soluciona um problema de modo original e útil.

Se acreditamos que é importante o resolver problemas no nosso dia a dia, a arteterapia ao utilizar os diferentes recursos, busca uma nova maneira para resolver nossas dificuldades, mostra um novo olhar sobre problemas já estabelecidos , ampliando a visão , e desta forma favorece aos indivíduos o seu ato conhecimento , sua autonomia e seu poder de decisão , por certo não há como =mudar a realidade , porem há como olha –la com outros olhos , vendo novas e reais possibilidades de viver com ela.

Para isso a arteterapia utiliza diferentes recursos; artes plásticas (pintura, desenho, modelagem), as artes corporais (dança e teatro), a música (com utilização de instrumentos musicais, voz/canto ou audição musical), os fantoches/marionetes, contos de fadas, a escrita livre e criativa, entre outros , os quais vão ser os meios pelos quais cada participante irá trazer a tona seus desejos , angustias , alegrias , pois ao se expressar através da arte estará trazendo seus simbolismos, que aos poucos vão sendo trazidos a consciência e integrados.

Por Arteterapia, portanto entende – se:

Um processo terapêutico que ocorre através da utilização de diferentes modalidades expressivas. Estas atividades artísticas trazem em si o simbolismo, expressas através de pinturas, colagens, uso das cores e das formas, dos desenhos, trabalhos com argila entre outros.

Coutinho faz algumas colocações interessantes a respeito do ato criativo e da criatividade. Jung coloca que o processo criativo consiste na atividade do inconsciente coletivo ou pessoal. Consiste na ativação inconsciente do arquétipo, no seu desenvolvimento e na sua tomada de forma até a realização da obra perfeita.

Sendo assim podemos afirmar que a criatividade é única, e difere para cada individuo, pois leva em conta as aptidões pessoais, talentos conhecimentos anteriores, seus interesses e habilidades.

Um comentário:

  1. ola´ eu li o seu trabalho e gostaria de referência -lo mas ,vc não colocou nas suas referencias a Ciornai e nem sobre a AATA.

    ResponderExcluir