quinta-feira, 10 de junho de 2010

O que é criatividade?

Existem várias maneiras de se responder a esta questão, uma delas nos faz pensar que a criatividade é tudo que está entre o caos e a harmonia.

Ainda podemos dizer que o ato criativo atinge uma nova capacidade de compreender o outro, a si mesmo, e as coisas; re configurando os espaços re significando as situações.

A criatividade vai nos possibilitar ter outros focos de olhar sobre um mesmo objeto, uma mesma situação, um mesmo sentimento, sendo assim, ser criativo implica em transformar, rever, e desta forma se re estruturar se a partir deste novo olhar.

Faya Ostrower considera criar mais do que inventar, é dar ao que temos já integrados um novo enfoque, é pois acrescentar algo, ampliar, assim é mais abrangente,pois parte das experiências vividas por cada pessoa.

É neste processo que se dá o crescimento pessoal, o qual não acontece de maneira harmoniosa, tem altos e baixos, mas ele nos dá possibilidade de ampliar e o aprofundar nosso ponto de vista, em relação a diferentes situações.

Sabemos que a criatividade é importante nos dias atuais, pois hoje o homem está muito voltado para o racional, e o criativo nos conecta com o intuitivo, permitindo um dialogo entre o nosso interior e exterior.

É importante realçar que não há tempo definido para o crescimento pessoal, ele ocorre durante toda a nossa existência.

O processo arteterapêutico visa trabalhar com este ser criativo que existe na criança, no adolescente, no adulto e no velho, pois em qualquer faixa etária podemos transformar, inventar, e assim crescer criativamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário