quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O uso de mitos e contos no trabalho com arteterapia

Quando fazemos atendimentos individuais ou à grupos podemos usar os contos e mitos para trabalhar com diferentes questões.

Podemos, portanto, escolher mitos e contos que facilitem ao grupo ou ao individuo a visualização de sua dificuldade assim como as respostas necessárias. Contando a história e posteriormente realizando um trabalho criativo a partir do que mais marcou, ou do personagem mais importante Isso porque o imaginário nos conecta com o nosso Self.

Há contos que se prestam para trabalhar com o feminino e outros com o masculino, e outros diferentes aspectos , o importante é conhecermos o grupo, e os contos ou mitos, para assim podermos colocar um deles à serviço do grupo ou individuo com o qual estamos trabalhando.

Através da arteterapia podemos lidar com o simbólico que está contido nos contos e trazê-lo para a nossa vida, e este trabalho que faz sintonia com a nossa vida promove a circulação de energias boas. Isso porque o que alimenta a nossa psique são os símbolos.

O uso de diferentes recursos é importante para que possamos abranger vários grupos , pois cada recurso se presta para determinado grupo ou tema.

Acredita -se portanto que o trabalho realizado com mitos e os contos nos permiti trabalhar com o nosso mito pessoal, e ai temos a possibilidade de visualizar os diferentes caminhos possíveis , como coloca sempre Patricia Pinna em seus cursos , os quais são de grande valia para nossa trabalho como arteterapeutas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário