quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Os mitos, as deusas e a mulher contemporânea



Quando estamos estudando ou mesmo trabalhando em Arteterapia com as deusas ou com os deuses estamos necessariamente estudando os mitos, que podem ser entendidos como sendo uma maneira , ou linguagem que nos explica o mundo e sua criação , os homens e o que acontece , através de histórias e elegorias , diferentes culturas tem seus mitos.

Sendo assim... Você já percebeu como agimos de maneira semelhante as deusas , somos mulheres que vivem em 2011 e que tem conflitos e inseguranças, semelhantes as deusas gregas , como isso é possível ?.Penso que os mitos como sendo histórias que trazem temas que são comuns a tida a humanidade. Eles assim como os contos de fadas trazem expressões arquetípicas, isso que os fazem tão próximos de nossa realidade e até familiares, pois trazem modelos de comportamentos.

Cada mulher tem uma maneira toda sua de agir de se colocar no mundo, é isso que a faz única no universo, mesmo acontecia no Olimpo , onde cada deusa era impar nos suas atitudes, Deusas são mulheres e mulheres com certeza são deusas

Quando relacionamos as deusas a mulher contemporânea, é importante salientar que as qualidades das deusas estão ainda presentes nas mulheres de hoje, assim como seus relacionamentos também são contemporâneos. Cada deusa ressalta uma qualidade que pode estar presente em nossa vida, isso porque durante nosso percurso passamos por diferentes momentos.

Para a autora Jean Bolem as deusas estão potencialmente presentes em cada uma de nós mulheres, penso que suas qualidades e seu modo de agir, elas viviam diferentes situações, as quais nós hoje também enfrentamos.

Penso, portanto que ao trabalharmos com as deusas poderemos trazer á tona as nossas diferentes formas de resolver nossos conflitos, relacionamentos e buscar nelas inspiração para agir de outra forma , isso porque estas deusas são como padrões existentes no comportamento feminino . Representam alguns arquétipos

Esta autora ainda coloca que se observarmos as características das deusas e observamos as mulheres veremos estas mesmas características visíveis, temos mulheres briguentas assim como era a deusa Hera, mulheres independentes com Artemis ou Aténs, também encontramos mulheres sedutoras como Afrodite, outras que tem muito forte o instinto maternal com o tem Demeter, ou ainda mulheres que se sobressaem em seus locais de trabalho com Atenas.

Na nossa vida nem tudo acontece como imaginamos ou planejamos, muitas situações acontecem e necessitam de novos comportamentos novas ações, fogem, portanto fora do nosso alcance. E ai como ter forças para suportar estes reveses?

O trabalho com oficinas de arteterapia para mulheres tem este objetivo dar um suporte, ajudara mulher a olhar para a situação de sua vida e mudar quando achar necessário.

Trazer as deusas nos encontros é trazer novas formas de viver, usar de novas estratégias como Atenas, viver um grande amor como Afrodite, viver intensamente seu casamento como Hera ser uma mãe zelosa como Demeter, ser competidora como Artemis.

Viver estas experiências possibilita às mulheres resignificar suas vidas e seus momentos ou então reforçar as atitudes tomadas frente aos reveses da vida do dia a dia.


Bibliografia de referencia


Bolem , Shinoda Jean , As deusas e a mulher , nova psicologia das mulheres São Paulo Paulus 2005

Alvarenga, Zélia Maria e colaboradores, Mitologia Simbólica . São Paulo. Casa do Psicólogo, 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário