terça-feira, 9 de abril de 2013

O desenho Infantil


Ao escrever este livro, acreditei estar possibilitando aos professores de crianças da faixa de 2 a 6 anos , assim como,  coordenadores  e logico os arteterapeutas ,  olhar para os desenhos das crianças , buscando uma maior compreensão de seus traçados , das formas que usa. Conhecer a simbologia das cores e o uso dos espaços.

Cada criança é única e singular , e traz para o papel sua história, o que gostaria de viver, seus anseios, medos, alegrias. Traz diferentes conteúdos os quais podemos por meio da observação e dos estudos começar a decifrar,  e desta maneira,  conhecer um pouco mais sobre esta criança, que nos fala, sem usar a palavra, por meio de cores e formas.

Vários foram os estudiosos que se preocuparam com o desenho da criança , observando as etapas de seu desenvolvimento , os estágios pelas quais elas vão passando. Busquei, portanto trazer estas informações acrescidas do  olhar da arteterapia para o desenho infantil.

Utilizei para a observação do desenho,  os desenhos obtidos na minha dissertação de mestrado , onde por meio dos desenho observei como as crianças viam a bruxa nos contos de fadas.

Agora vou além, observo as simbologias , a localização no espaço , como elaboram seus bonecos girinos  e suas figuras humanas.

Aproveito este pequeno bate papo  para lhes convidar  a  conhecer mais o mundo da criança,  por meio de seus desenhos .... também deixo aqui o convite para que estejam comigo na tarde/ noite  de autógrafos ... posto aqui meu convite

Esperando encontrar todos vocês lá

Abraços
 Nancy Rabello


 

7 comentários:

  1. Neusa B. Trindade9 de abril de 2013 13:48

    Com certeza o livro será muito util e importante para todos que trabalham ou apenas convivem com crianças de 2 a 6 anos!
    Parabéns mais uma vez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aorei vc ter deixado recadinho aqui Bjs

      Excluir
    2. Assunto rico este em todas as fases do seu desenvolvimento. ..Permitir as crianças o acesso livre e espontâneo, os garatujos!! A possibilidade significativa com apoio psicológico em suas fases evolutiva. Muito obrigada Nancy...Tenho muito que aprender ainda! GRACIAS. ..Renilda

      Excluir
  2. Oi Nancy. Parabéns pelo livro! Já estou seguindo seu blog maravilhoso e coloquei seu blog na minha lista de blogs. Será um prazer receber sua visita em meu cantinho educativo.
    http://espacoalfaletrar.blogspot.com
    Um abraço e tenha uma abençoada semana.

    Isabel Ramalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabel estive realmente muito atrapalhada e não vi seu recado aqui ...Obrigado pelo carinho. Vou passar pelo seu blog e deixar lá uma mensagem mesmo que muito atrasada .
      Abraços Carinhosos Nancy Rabello

      Excluir
  3. Muito bacana, oportuno e necessário. Parabéns, Nancy.

    Beijos,

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Tania ... e desculpe a demora do retorno !!!!!

    ResponderExcluir