terça-feira, 9 de abril de 2013

O desenho Infantil


Ao escrever este livro, acreditei estar possibilitando aos professores de crianças da faixa de 2 a 6 anos , assim como,  coordenadores  e logico os arteterapeutas ,  olhar para os desenhos das crianças , buscando uma maior compreensão de seus traçados , das formas que usa. Conhecer a simbologia das cores e o uso dos espaços.

Cada criança é única e singular , e traz para o papel sua história, o que gostaria de viver, seus anseios, medos, alegrias. Traz diferentes conteúdos os quais podemos por meio da observação e dos estudos começar a decifrar,  e desta maneira,  conhecer um pouco mais sobre esta criança, que nos fala, sem usar a palavra, por meio de cores e formas.

Vários foram os estudiosos que se preocuparam com o desenho da criança , observando as etapas de seu desenvolvimento , os estágios pelas quais elas vão passando. Busquei, portanto trazer estas informações acrescidas do  olhar da arteterapia para o desenho infantil.

Utilizei para a observação do desenho,  os desenhos obtidos na minha dissertação de mestrado , onde por meio dos desenho observei como as crianças viam a bruxa nos contos de fadas.

Agora vou além, observo as simbologias , a localização no espaço , como elaboram seus bonecos girinos  e suas figuras humanas.

Aproveito este pequeno bate papo  para lhes convidar  a  conhecer mais o mundo da criança,  por meio de seus desenhos .... também deixo aqui o convite para que estejam comigo na tarde/ noite  de autógrafos ... posto aqui meu convite

Esperando encontrar todos vocês lá

Abraços
 Nancy Rabello


 

6 comentários:

  1. Neusa B. Trindade9 de abril de 2013 13:48

    Com certeza o livro será muito util e importante para todos que trabalham ou apenas convivem com crianças de 2 a 6 anos!
    Parabéns mais uma vez!

    ResponderExcluir
  2. Oi Nancy. Parabéns pelo livro! Já estou seguindo seu blog maravilhoso e coloquei seu blog na minha lista de blogs. Será um prazer receber sua visita em meu cantinho educativo.
    http://espacoalfaletrar.blogspot.com
    Um abraço e tenha uma abençoada semana.

    Isabel Ramalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabel estive realmente muito atrapalhada e não vi seu recado aqui ...Obrigado pelo carinho. Vou passar pelo seu blog e deixar lá uma mensagem mesmo que muito atrasada .
      Abraços Carinhosos Nancy Rabello

      Excluir
  3. Muito bacana, oportuno e necessário. Parabéns, Nancy.

    Beijos,

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Tania ... e desculpe a demora do retorno !!!!!

    ResponderExcluir