sexta-feira, 4 de outubro de 2013




                  
    
A Arteterapia nas vivencias com mulheres especiais  

 

 
Já coloquei aqui algumas vezes, que gosto muito de trabalhar com mulheres, em grupos, o meu ultimo trabalho me trouxe muita satisfação, visto que , desenvolvi  durante praticamente um semestre,  um trabalho com mulheres especiais , sim especiais , pois são mães de crianças com necessidades especiais.
O grupo era composto por mães e avós, as quais considero as grandes mães , nosso trabalho foi muito gostoso , desenvolvemos nos encontros muitas atividades , com diferentes materiais , e a cada encontro , ia percebendo , pequenas,  e sutis mudanças, que me contavam,  que o caminho que tracei para esses encontros estava correto , tudo fluía maravilhosamente.
Creio que a arteterapia, possibilitou que as mães, pudessem olhar para seu interior, e por meio de seus trabalhos, ver o que esta contido dentro delas,  e que , elas não tinham conhecimento.
Trabalhamos com contos, textos, mitos, relaxamentos como sensibilização , os materiais,  e as propostas eram cuidadosamente escolhidos , desta forma,  pintamos , trabalhamos com massa de biscuit , desenhamos , tecemos , colamos,  enfim muitas foram as propostas,  e muitos  também foram os resultados.
Trabalhamos buscando a melhoria da  auto estima , o auto conhecimento,  e autonomia , que foi conquistada a cada encontro por cada uma das mães, umas caminharam mais rapidamente , outras , mais lentas , mas o caminho foi percorrido por todas.  Encerrei o grupo , com muita alegria , muita satisfação de verificar que meu objetivo com elas,  foi plenamente alcançado , estou , portanto , feliz por isso , e é por este motivo que vim aqui compartilhar com vocês,  mais uma etapa vencida .
                                   Nancy Rabello   
 
 
 

 



3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi Nancy, Parabéns pelo lindo trabalho que vc desenvolveu com as mães, realmente elas se abriram para o mundo. Na nossa festa de confraternização fiz uma apresentação de dança com elas, todas deram um show, mais quem mais me surpreendeu foi a Lourdes. E todo essa desenvoltura tenho certeza que foi vc que conseguiu com o seu trabalho. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Querida , Marta fico muito feliz em saber que o meu trabalho surtiu efeito , e que as mães estão desabrochando , lindo isso !!!! quem diria Lourdes ,,, fico imensamente grata a vcs pela acolhida que recebi , e pelo carinho de todas. Grande bj

    ResponderExcluir