sábado, 21 de dezembro de 2013

... e o final do ano esta chegando !!


 
Este ano de 2013, foi para mim, um ano especial, o meu livro              “O desenho infantil”,  foi editado,  o que me deixou muito feliz .

Para a divulgação deste livro, fiz muitas palestras, fui a várias escolas, conheci muitas professoras, coordenadoras, fui a faculdades, e pude passar as estudantes o meu conhecimento a cerca do desenho e suas simbologias.
Isso me proporcionou, a cada encontro,  um novo olhar sobre os desenhos, e fui com certeza me aprofundando nesse assunto, estudando mais, lendo mais, isso tudo é muito gratificante.

Creio que a linguagem do desenho é muito importante e significativa, independente de serem crianças assim como os adultos, quando estes desenham   trazemos para os traços,  as formas,  e as cores, suas  questões, tristezas, alegrias, angustias, e desejos, as crianças contam como se sentem,  nos falam de suas dificuldades ,ou  de seus desejos.  Ate porque elas ainda não conseguem verbalizar seus sentimentos.

Isto tudo vem de maneira inconsciente, caberá aos que trabalham , ensinam, e convivem com estas crianças,  começar a dar mais valor para o que veem nas folhas , nos traçados , logico que as vezes não são trazidos problemas ou insatisfações, podemos perceber alegria , e que tudo esta bem . Não devemos, portanto, sempre querer descobrir e buscar “ significados” , em todos os traçados.

Você,  professora , coordenadora , seja cautelosa ,se  um desenho , por ex , vem sendo feito varias vezes , da mesma forma ,  então  observe atentamente , o que você sente ao olhar para este desenho , qual o sentimento que ele lhe traz ...    

Creio que 2013, foi para mim um ano de grandes alegrias, satisfações, muito trabalho , e estudo , e também muita gratidão e muito carinho,  para com os que me procuraram , os que se interessaram pelo meu trabalho, os que confiaram em mim .

Sei que 2013 , me abriu  muitas portas,  me fez buscar sempre aprimorar as minhas apresentações, também foi um ano de mudanças , as quais ainda estou me adaptando, também de conquistas as quais venho saboreando , e cada uma delas tem um gosto diferente, especial .

Pois é  2013 , vai embora , que venha 2014 , com novos desafios , novas conquistas , novos livros e porque não !? Sabem gostei muito de escrever, de estudar e ler para unir os pensamentos dos autores, buscar as linhas de pensamento que podem ampliar o nossos olhar,  alargar nosso conhecimento.  Fizemos as rodas de desenho .

 
 
Va 2013 , ano que  deixou  uma marca inesquecível para mim, foi um ano  marcante em minha vida,  tanto profissional , assim como pessoal , foi um ano difícil , de lutas internas , de buscas , mas também de achados , de ganhos,   os quais  agora já fazem parte de mim , que foram aos poucos sendo incorporados , integrados ... Venha 2014 estou pronta para  recebe-lo,  com todas as suas novidades , seus novos horizontes , novos caminhos ,  vai encontrar  uma Nancy , que agora bem no final de 2013 , cresceu muito ,  uma Nancy que ampliou seus horizontes, uma Nancy  mais madura , mais segura , mais profissional  , mas que não deixou de ser uma Nancy sensível , uma Nancy  emotiva , uma Nancy que gosta muito do que faz , e portanto faz tudo colocando muito carinho, responsabilidade e seriedade. Portanto , FELIZ ANO NOVO







6 comentários:

  1. Um ano rico, um filho (o livro) e a enorme contribuição para a Arteterapia: parabéns!!! :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou realmente muito feliz, Tania , e grata a vc e todos que acreditam no meu trabalho ,,,, Bjs

      Excluir
  2. Nancy, seu blog está lindo e nos oferece muito do seu talento, dedicação e amorosidade.
    Beijo grande
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana , vc é muito querida, e com certeza teve uma olhar especial para meu blog , volte sempre , Bjs Nancy

      Excluir
  3. Parabéns, Nancy!
    Você é uma pessoa maravilhosa, sensível e dedicada. Isso se reflete em tudo o que faz.
    Que venha 2014 para novas conquistas e alegrias, aprendizados e trocas, para plantar e colher.

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Tassia ( OPA) que o não novo chegue com novos desafios , novas conquistas e que chegue a vez de desenvolvermos juntas os nossos projetos !!! Grata pelas palavras carinhosas ...

      Excluir