quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

  
 
 
 Sobre as rodas de desenho  !!

Muitas pessoas estão me perguntando sobre as rodas de desenhos, então resolvi, falar aqui um pouco sobre esta atividade.
Os desenhos são portadores de simbolismos, que são trazidos à tona, por meio de traços, figuras, localização na folha, cores usadas, e  outros tantos aspectos,   quem desenha não os traz conscientemente,  e sim de maneira inscosnciente.

 Venho  estudando muito esta linguagem , que nos fala,  sem palavras, e sendo assim,  institui  as rodas de desenho.  Nelas os adultos, jovens ou idosos, sao convidados à desenhar,  e posteriormente , eu observo os desenhos,  e faço algumas colocações , sempre perguntando,  à quem desenhou,  se estas são pertinentes , e quase sempre o são.

As rodas de desenho,  podem  ser realizadas no seu local de trabalho, para que partindo dos desenhos realizados,  por cada participante da roda , possamos conhecer um pouco mais,  sobre esta pessoa que desenha , e partindo desta atividade,  podemos criar um encontro  que visa valorizar cada elemento de um grupo de trabalho.

Podem ser realizados nos encontros para a formação de uma equipe, ou com o objetivo de integrar mais as pessoas que trabalham num setor, ou ainda , em grupos cooperativos , para por ex:   selecionar candidatos . Para cada objetivo traçado,  a atividade posterior também muda, podendo ser discutida com quem contrata a roda.

Os desenhos contêm muitos simbolismos, que surgem trazidos do nosso inscosnciente, e que nos falam sobre quem desenha, isso é visível, por meio dos do contexto no qual o desenho esta representado , enfim há muito o que observar nos desenhos.

Estas rodas  podem ser realizadas por ex : nas reuniões pedagógicas das escolas,  onde em pequenos grupos,  os professores vão desenhando , depois , eu observo o que “ traz este desenho “ e numa conversa com quem desenhou lhe conto o que vi .  Quando o grupo todo já tiver desenhado, podemos perceber o que de comum foi trazido, o que de estranho também, e ai , podemos criar uma estratégia para trabalhar com estes aspectos encontrados . Os desenhos podem ser baseados num tema ou não.

Outra possibilidade , que estou ainda estudando , seriam os grupos com pessoas que vem de diferentes locais,  para participar das rodas,  e ia o objetivo se torna mais individual , auto conhecimento ,  isto é , se conhecer por meio do desenho , que também é super legal , mas para que esta proposta seja viável , teria que ter certeza de um numero de pessoas , para locar um espaço ...

Então agora acho que esclareci vários aspectos referentes as rodas , se vc tem interesse de saber mais , sobre os simbolismos contidos nos desenhos , ou quer trazer as rodas para seu grupo de trabalho , pense converse com seu grupo , Pondere os benefícios que isso para trazer para seu grupo ,e para cada um em particular . As rodas podem ter a duração de 1,30 hs  à 2 horas,  contemplando , atividade de conversa , e atividade de valorização incluídas.  

Para agendar ou obter mais informações, faça contato nancytrindade07@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário