quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014




É Carnaval...


Creio que o carnaval é um momento , em que  as pessoas resolvem se soltar , sair por ai,  cantar e dançar , parece que um toque de alegria,   e liberdade se instaura.

 Mas será que precisamos  deste momento, para nos  sentirmos  alegres, felizes,   cantar e dançar?

Penso, que a alegria,  pode e deve,  estar sempre dentro de cada um de nos, pois somos também  responsáveis pela nosso bem estar no mundo , logico que existem situações na nossa vida,  que nos tiram o tapete , nos fazem entristecer . Isso é inevitável, pois não podemos controlar todas as situações que nos cercam. Acredito que o bom humor, é fundamental para as nossas relações no mundo.

Fui buscar algumas curiosidades,  e a origem desta festa , na qual todos ficam muito motivados a brincar , entrar na folia  , apesar de algumas pessoas,  usarem  estes dias para viajar , descansar e sair fora da folia .

·         A palavra "Carnaval" está,  relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "Carnaval", sendo que "carnis" em latim significa carne e "valles" significa prazeres.

·         Em geral, o Carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem a Quarta-Feira de Cinzas. Em contraste com a Quaresma, que é  tempo de penitência e privação, estes  dias são chamados "gordos", em especial a terça-feira (Terça-Feira Gorda, também conhecida pelo nome francês Mardi Gras).

·         O Carnaval da Antiguidade era marcado por grandes festas, onde se comia, bebia e participava de alegres celebrações, além da busca incessante dos prazeres. (hoje em dia também muitos agem desta forma) , muitos usavam lindas mascaras nos bailes .
    A quaresma seria o abandono destes prazeres.

·         Mas o  Carnaval que  prolongava-se por sete dias na ruas, praças e casas da Antiga Roma, acontecia em outra  época do ano , era realizado de 17 a 23 de dezembro. Nessa época todas as atividades e negócios eram suspensos neste período, e vejam ate os escravos ganhavam liberdade temporária,  para fazer o que em quisessem,  e as restrições morais eram relaxadas.

·         Outro aspecto que eu não conhecia era que nessa época as pessoas trocavam presentes, um rei era eleito por brincadeira e comandava o cortejo pelas ruas (Saturnalicius  princeps),  e as tradicionais fitas de lã que amarravam aos pés da estátua do deus Saturno eram retiradas, como se a cidade o convidasse para participar da folia.

·         Na Idade Média, incluía sátiras aos poderosos. Os foliões se protegiam de possíveis retaliações com a desculpa de que a festa os deixava loucos (“folia”, em francês, significa loucura).

·         O primeiro baile carnavalesco brasileiro  aconteceu  no Largo do Rocio, no Rio de Janeiro (RJ), em 1840. Foi uma iniciativa de uma atriz italiana que queria reproduzir o Carnaval de Veneza. .(Wikipidia)

Penso que é sempre interessante termos conhecimento sobre as origens das festas populares ,  assim , podemos fazer  algumas considerações , sobre como elas acontecem , hoje em dia,  e como foi antigamente.

Vejam sempre foi um momento de extravasar, de musica, de bebidas, de farra.  Hoje em dia temos as baladas,  que podem proporcionar também estes aspectos , alegria  , musica , então fico pensando , qual será o motivo que leva as pessoas a curtirem tanto o carnaval?  

Para mim, já não é como no meu tempo, em que havia os bales nos clubs , as festas as vezes na rua , a alegria mais pura , a brincadeira , o riso solto. Os confetes e serpentinas coloridas.  

 
 
Houve o tempo das fantasias dos pierrôs e colombinas , das odaliscas, das coelhinhas  da play boy , onde estão os confetes,  e as serpentinas ?  .  E as musicas , onde estão? Allah-la-ô, ô ô ô ô ô ô Mas que calor, ô ô ô ô ô ô,  Atravessamos o deserto do Saara O Sol estava quente, queimou a nossa cara , Allah-la-ô, ô ô ô ô ô ô Mas que calor, ô ô ô ô ô ô... ou ainda , quanto riso oh quanta alegria, mais de mil palhaços no salão ..que saudades !!!!

Agora temos as bandas, os trios elétricos ,  os carros de som, os grupos, os abadas,  enfim tudo mudou. 

Comecei este texto fazendo uma pergunta, a qual talvez não consiga responder, mas para mim, fica a ideia que no carnaval, ( se tem a ideia que tudo é  permitido ) isso porque é uma  festa , festa que esta nos calendários , festa que se caracteriza pela alegria, então vamos la ...
As pessoas deixam seus ternos, suas roupas de trabalho, suas saia sociais l,  vestem – se de seres alegres , sorridentes,  e as vezes irresponsáveis , vão pra festa onde se pode, ou melhor,   se exige alegria,  bebida ....  e será que esta alegria é real ... ?

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário