sábado, 1 de agosto de 2015

                   

Olá para saber muito mais sobre o desenho infantil, participe de minha palestra, dia 15 de agosto, você que curtiu minhas dicas não vai perder esta chance, aqui em SP. 
Faça sua inscrição pelo site www.odesenhoinfantil.com na loja virtual. 
Ah se você desejar, poderemos agendar uma palestra em sua escola, para que seu corpo docente ganhe um diferencial. 
Agendamentos pelo e mail nancytrindade07@gmail.com 

          A LINGUAGEM DO DESENHO INFANTIL



Penso que você deve estar curiosa (o) para saber como as crianças se comunicam por meio dos traços e das cores em seu desenho, e como nos podemos entender esta comunicação? 

Vejam as crianças, por vezes não conseguem falar o que sentem, o que lhes aflige.      

Mas inconscientemente estes medos, inseguranças, alegrias, temores, tranquilidade, vão sendo passados para o papel, e se nós observadores tivermos conhecimentos de algumas simbologias, entenderemos esta linguagem. 
Vários aspectos da casa, são importantes.   Na figura humana, são de suma importância como desenham os olhos, braços, pernas, mãos, isto é, podem trazer simbolismos.  Quando conhecemos estes simbolismos e temos a sensibilidade de olhar para o desenho, podemos saber que sentimentos e simbolismos aquela criança trouxe nos seus traços e nas cores que usou, e ajuda-la ou conhece - la melhor. Nas árvores,  os troncos  e a copa são significativos. As omissões ou inclusões também tem muita importância. 
Ao olhar para um desenho é sempre importante, nos colocarmos dentro deste desenho.  Você deve parar, olhar o desenho, indo da esquerda para a direita, como se você estivesse lendo um texto, observar e sentir, que sentimentos este desenho lhe transmite? Alegria? Tristeza?  Solidão? Junto a este olhar, você pode agregar alguns simbolismos que você já conhece (por ex sobre as casas), e a partir destas informações, pode entender um pouco do que esta criança trouxe no seu desenho, e se houver necessidade conversar com ela, para tentar ajuda - la se for necessário. 
Vou convidar você a olhar alguns desenhos, entre no desenho, veja o que sente, imagine o que quem desenhou está sentindo, este é um exercício, bem importante. 
Nas primeiras vezes que fizer isso, você não vai sentir nada de especial, e vai encontrar dificuldade em buscar as simbologias (estas devemos aprender ), mas é uma questão de treino. Faça isso com os desenhos de seus filhos, ou alunos, tudo é uma questão de treino. 
Ok, já fez isso, não conseguiu? Tente de novo. Agora conseguiu perceber algo, como é a casinha ? Tem árvores? Como elas são? E as figuras humanas ? 
                       Abraços       
                                                Nancy Rabello 


Nenhum comentário:

Postar um comentário