sábado, 21 de novembro de 2015

Muito importante sempre nos lembramos destes detalhes que podem fazer a diferença !!
Cuidando do cuidador   ( fonte Abraz )    12 passos do Cuidador
1. Preciso lembrar que é possível controlar o efeito da doença sobre nós todos.
A demência é crônica e é preciso reconhecer quais os aspectos que são controláveis. A prece da Serenidade diz: “Deus me dê serenidade para aceitar aquilo que não posso mudar, coragem para mudar aquilo que posso, e sabedoria para saber a diferença”.
2. Preciso cuidar de mim.
Se dê permissão para tirar força das atividades fora do lar que proporcionam prazer. 
Não é necessário sentir se egoísta ou culpada - você também é uma pessoa muito importante.
3. Preciso simplificar meu estilo de vida.
Procure identificar aquilo que é mais importante no seu dia e saiba deixar em segundo plano o que não é necessário.
4. Preciso permitir que outros me ajudem.
Aprenda a pedir a ajuda de outros membros da família ou amigos.
5. Preciso viver um dia de cada vez.
Pense nos desafios do dia para focalizar ali as suas energias.
6. Preciso estruturar o meu dia.
Estrutura, rotina e rituais são importantes para proporcionar segurança ao paciente e melhor usar o tempo.
7. Preciso manter um senso de humor.
Muitas vezes a saída para uma situação difícil.
8. Preciso lembrar que o comportamento emoções da pessoa é distorcido pela doença. Ela não está sendo “difícil” ou se vingando de algo no passado.
9. Preciso apreciar e dar mais importância àquilo que a pessoa ainda pode fazer. 
Focalize nos bons momentos e não se tormenta com lembranças sobre como a pessoa era no passado.
10. Preciso depender de outros relacionamentos para me dar amor e apoio.
O ser humano gosta de ter seu afeto correspondido e a pessoa com demência pode não mais satisfazer esta necessidade.
11. Preciso me lembrar que estou dando o melhor de mim neste momento.
Reconhecer seus limites e não gastar energia com pensamentos negativos.
12. Uma Força Superior está disponível para mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário