terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Importância das cores


Olá!!! Você já foi a uma palestra minha?
Em minhas Palestras  ou nos Workshop você terá muitas informações importantes, um conteúdo com mais detalhes cuidadosamente elaborado  e ilustrações, que lhe possibilitam entender o desenho das crianças.aqui um conteúdo para conhecer meu trabalho. 
                                           Vamos falar sobre as cores?
 Você sabe que vivemos em um mundo colorido, usamos as cores que mais gostamos, para nos vestir, para decorar nossa casa.
Quando falamos em desenhos infantis, sabemos que as crianças gostam muito usar cores nos seus desenhos.
Você já observou que as crianças quase sempre fazem os seus desenhos já com o  lápis de cor ? Elas escolhem as cores e fazem seus traços com elas, diferente do adulto que usa o lápis grafite, e depois pinta o que desenhou. 
Cada cor traz seu simbolismo, mais temos também que observar em qual contexto esta cor está sendo usada. Outro aspecto importante é verificar a constância do uso de uma determinada cor.
Os professores sempre me perguntam sobre o uso da cor preta, então vamos lá! O preto, assim como o branco, é a junção de todas as cores. Dependendo da cultura pode significar luto, tristeza, já em outras pode ser a ausência da dor, o fim de um processo, para dar início a outro. Vocês já haviam pensado nisso? 
Por este motivo que afirmo que as cores não devem ser carregadas de rótulos como sendo cores positivas ou negativas.
Vejam o vermelho é a cor da vida, e da morte, contém em si esta ambiguidade, é uma cor forte, que também pode significar alegria ou tristeza, é a cor do fogo que pode nos aquecer, mas também queimar. Já em outros contextos e a cor do poder.
Se uma criança faz um desenho e usa o vermelho no vestido da figura humana, tudo bem, mas se pinta os rostos das figuras desta cor, é bom investigar que sentimento está por trás desta representação: raiva, dor?
Penso que cada cor, que é usada no desenho, é apenas um indício, uma possibilidade de trazer algo à tona, e nunca uma afirmação sobre esta criança e seu comportamento, podermos dizer que nos parece mais alegre ou triste,  introvertida ou não.
Portanto, observe sempre mais de um desenho desta criança, veja onde usa as cores, se as faz com traçados fortes ou fracos, tudo isso é muito importante. 
                            Boa observação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário